É um eufemismo dizer que os transportes enfrentam numerosos desafios: escassez de motoristas, explosão dos custos de energia, redução das emissões de CO2 … E os últimos choques experienciados (fechamento de portos, aumento dos preços marítimos, escassez de contêineres …) colocou em destaque as limitações dos processos de transporte em vigor. É daí que surge a necessidade de fazê-los evoluir. 73% das partes interessadas da área de Supply Chain estão convencidas de que é possível melhorar sua organização de transporte (Fonte: Transporeon – 04/2022). E você?
Apresentamos aqui em 5 partes os principais problemas enfrentados pelos tomadores de decisão em Supply Chain no assunto de transporte e as alavancas a serem ativadas de modo a respondê-los e, assim, aumentar suas performances.
COMPONENTE 1: DIGITALIZANDO SEU TRANSPORTE
Diante das ameaças, um primeiro desafio é manter o controle de seu transporte. Uma vez que se percebe a situação internacional complexa como um fator de perturbação e, também, de atrasos, os embarcadores devem poder monitorizar os seus fluxos para antecipar possíveis intercorrências. Isso implica digitalizar o Supply Chain, configurando plataformas de visibilidade de ponta a ponta e aplicativos de gerenciamento de transporte ou TMS (Transportation Management Systems).
OTIMIZAÇÕES, ALERTAS, AUTOMAÇÕES… E SERENIDADE
Ter visibilidade sobre os seus fluxos cotidianos permite, por exemplo, otimizá-los, em particular através da criação de circuitos de ida e volta que reduzam os quilômetros vazios (estimados em 14% na França para a estrada) e o CO2 emitido, ou para maximizar a sua taxa de carga.
Esta visibilidade também pode alertar as intercorrências na localização dos ativos ou a integridade do conteúdo (sensores para medir a abertura, temperaturas, etc.) comunicando-se através das mais recentes tecnologias IoT), facilitando a rápida implementação de uma solução alternativa.
Da mesma forma, o gerenciamento das ordens de transporte otimiza automaticamente a carga das equipes de transporte que trabalharão nas informações enviadas pelo TMS para a pessoa certa, destacando o mau funcionamento a ser resolvido (seja documental ou físico). Os esforços dos fretadores estão, portanto, concentrados em tarefas de valor agregado.
Finalmente, as ferramentas de gestão permitem passar de um plano de transporte que é fixo, tendo em vista a complicação de realizar manualmente um plano de transporte flexível, porque é gerenciado através de um aplicativo de software adaptado.
POUCOS EMBARCADORES SAO EQUIPADOS COM SISTEMAS DE TMS OU PLATAFORMAS DE VISIBILIDADE E2E
Atualmente, o padrão em termos de transporte continua a ser contar com o apoio de um ERP e desenvolver uma ferramenta « caseira » como complemento. Estima-se que cerca de 25% dos embarcadores estejam equipados com uma plataforma de visibilidade ou TMS. Esforçar-se para desenvolver soluções internas que serão menos eficientes do que as ferramentas do mercado e difíceis de evoluir, sem dúvidas, não é a melhor opção.
PROJETOS DE NEGÓCIOS REAIS PARA LANÇAR DESDE AGORA
Portanto, um esforço deve ser feito do lado do embarcador para primeiro definir sua necessidade e, em seguida, escolher o software apropriado em um mercado fervilhante. Uma vez que a escolha certa tenha sido feita e o software instalado, resta engajar adequadamente seus transportadores de modo a obter suas informações relevantes e assim, otimizar seus fluxos e recursos a partir de dados factuais. Realmente, entre os embarcadores equipados com software, um grande número ainda sofre com a qualidade dos dados relatados via telemática da operadora. Como Yann de Feraudy, Presidente de Supply Chain da França pela Aslog, diz: « Em Supply Chain, a alavanca de primeiro nível são os dados. Você não pode fazer nada sem dados. »
Trata-se, portanto, de projetos empresariais reais que devem ser empreendidos agora para digitalizar o seu transporte, com ganhos substanciais de produtividade e eficiência em jogo, e que são indispensáveis para garantir a promessa do cliente de forma sustentável num contexto turbulento.
Próxima parte: 2- Como proteger suas capacidades de transporte.
Olivier Harduin
Senior Manager DIAGMA
oharduin@diagma.com