O setor supermercadista possui um grande desafio: entender como se comporta o novo consumidor, que, com o empoderamento proporcionado pela tecnologia, valoriza a experiência e oferece demandas cada vez mais específicas para o varejo.
Muitas das respostas para atender a essas demandas – tais como o delivery, o e-commerce, o atendimento na loja física e todas as interações decorrentes desses canais – estão concentradas no supply chain management, que tem orientado grandes redes supermercadistas em seus projetos de omnichannel (integração de lojas físicas, virtuais e compradores).
Especialista nesse tipo de projeto, o consultor Aurélien Jacomy, sócio-diretor da Diagma, consultoria francesa especializada em supply chain que se estabeleceu no Brasil há cinco anos, estará na APAS Show 2018, de 7 a 10 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
Durante o evento, Aurélien Jacomy permanecerá no estande da França (Pavilhão Vermelho), ocasião em que falará sobre as possibilidades do omnichannel no varejo. Ele possui mais de dez anos de experiência em supply chain management, em operações na França, Angola e Brasil.
“As empresas estão investindo muito nos últimos anos para mudar suas relações com o consumidor e se tornarem omnicanal. E esse é mesmo o caminho: produzir o que o consumidor quer, e não vender o que foi produzido. Ser varejista hoje não é mais comprar para revender, mas oferecer para os clientes praticidade, segurança, e até envolvê-los na construção da oferta. Com menos apego dos consumidores às marcas, aguardar a oportunidade para se tornar omnicanal pode ser uma estratégia arriscada”, defende o consultor.
O estande da França na APAS Show é o de número 873, localizado nas ruas 18 e 19 (Pavilhão Vermelho). Também estarão presentes outras empresas francesas.