A Diagma Supply Chain Consulting está completando cinco anos de atividade no Brasil. Com matriz na França, líder em sua especialidade no país europeu, a empresa realizou no dia 23 de janeiro, em São Paulo, um evento comemorativo para marcar a data, com a participação do arquiteto e urbanista Caio Vassão, que procurou incentivar entre os convidados a reflexão sobre as organizações de Supply Chain.
A gestão da cadeia de suprimentos é uma atividade relativamente recente, mas que ganha cada vez mais força como fator de competitividade em diversos segmentos da economia global.
A Diagma tem se destacado nesse mercado com expertise, cultura pragmática e, desde que iniciou sua expansão para além da França, habilidade para compreender as características de cada região em que atua. Durante sua atuação no Brasil já realizou mais de 50 projetos locais, contabilizando mais de mil projetos de Supply Chain pelo mundo.
No mundo – A consultoria foi fundada por Jean-Patrice Netter, depois de um PhD na universidade John Hopkins (EUA), sobre otimização linear, em 1973. Além do Brasil e França, a Diagma está presente em Marrocos e na Turquia.
As operações têm perfis bastante semelhantes; a diferença é que, na França, a Diagma oferece mais serviços agregados à consultoria, em tecnologia e recursos humanos.
No Brasil – a operação local é dedicada à consultoria em logística e Supply Chain. Aqui, a Diagma é dirigida desde o início, em 2013, pelo sócio-fundador e diretor da subsidiária, Aurélien Jacomy. Ao longo de cinco anos, a equipe foi reforçada, à medida que o portfólio de clientes aumentava.
A abertura da Diagma no Brasil foi motivada pela oportunidade representada pelo forte movimento de mudança em Supply Chain no mercado local. Nos últimos anos, empresas 100% nacionais e multinacionais perceberam a importância de se investir no desenvolvimento em Supply Chain como um diferencial competitivo, sobretudo para minimizar os impactos de uma logística continental, marcada por diferentes estágios de maturidade.
Com escritório em São Paulo, a Diagma já realizou também projetos em outros polos do país, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Curitiba. O Brasil exigiu da empresa mais criatividade e flexibilidade no olhar das problemáticas e das oportunidades de uma operação logística, sem perder o DNA analítico da Diagma.
CEO da Diagma na França, Olivier Dubouis observa como a percepção sobre as diferenças culturais do país tem possibilitado um olhar voltado às especificidades de cada atividade e empresa, para além da visão francesa. “Por outro lado, a cultura dos nossos times tem uma abordagem muito factual e quantitativa, uma contribuição real para a tomada de decisões dos clientes brasileiros”, explica o CEO, que possui mais de 30 anos de experiência acumulada no setor.
Olivier acrescenta que, ao transformar positivamente a gestão da Supply Chain das empresas, alcançam-se ganhos de eficiência e de flexibilidade operacional, reduzindo os impactos das “barreiras” intrínsecas à infraestrutura brasileira. Melhora-se também a experiência dos consumidores (sobretudo das cidades) e a capacidade de adaptação de indústrias do varejo, bens de consumo ou cosmética, ao novo contexto social de empoderamento e acesso à tecnologia.
“Nossa missão é fazer com que os clientes construam, desenvolvam e melhorem suas estruturas de Supply Chain, adaptadas a cada negócio, o que traz valor para as operações”, explica Aurélien. Esses clientes estão distribuídos em diversos setores, como a indústria de produtos de grande consumo, varejo, supermercados, artigos de luxo, entre outros. “Queremos guiá-los nas transformações necessárias para apoiar o crescimento, ou para integrar as novas tecnologias cada vez mais presentes. “
Futuro – na avaliação de Aurélien Jacomy, a implantação da Diagma Brasil foi um sucesso. “Construímos uma equipe sólida e uma boa reputação no mercado. Acredito também que a Diagma contribuiu para o desenvolvimento de uma Supply Chain mais eficiente e moderna no Brasil”, avalia o diretor da empresa.
Para os próximos cinco anos, a expectativa é dobrar de tamanho no país, com reforço na atuação de consultoria para os setores de artigos de grande consumo e cosméticos, aliado à oferta de novas tecnologias e inovações.
“Uma visão focada no longo prazo é uma das vantagens da nossa independência. Estou convencido de que a situação no Brasil melhorará e que estaremos com nossos clientes nesta nova fase de crescimento econômico. Todos os consultores franceses estão orgulhosos do que foi realizado no Brasil”, comemora Olivier.
A expansão para mercados como Chile e Argentina também faz parte dos planos de crescimento da consultoria para os próximos anos.