EMBARCADORES, OTIMIZEM SEUS CARREGAMENTOS!

By 6 de juin de 2023Artigo Diagma

O transporte de mercadorias enfrenta diversos desafios e precisa evoluir para gerenciá-las da melhor forma possível. Esta é a terceira parte das nossas reflexões sobre os desafios do transporte: otimizar o carregamento dos veículos.

OTIMIZE O CARREGAMENTO DOS VEICULOS

A otimização do acondicionamento e do carregamento de veículos contribui para reduzir o número de veículos na estrada e, portanto, traz economias diretas.  Carregar menos camiões otimiza os recursos humanos e materiais desde o armazém até à expedição, mas também reduz o número de viagens e, portanto, o número de motoristas envolvidos. Isto é muito significativo, tendo em vista a escassez de motoristas.

Para otimizar os seus carregamentos e aumentar a taxa de ocupação dos seus veículos, várias medidas devem ser progressivamente implementadas:

A primeira resume-se no acondicionamento correto do produto. A embalagem deve ser suficientemente forte para proteger o conteúdo e suficientemente apertada para evitar o vácuo no interior da embalagem.  Quem é que nunca recebeu uma embalagem mal preenchida, ou até mesmo um pouco esmagada?

A segunda diz respeito à boa disposição das encomendas no suporte, de acordo com a sua dimensão e peso, a fim de maximizar a altura do suporte e limitar o risco de danos. Isto pode parecer óbvio: as encomendas mais pesadas devem ser colocadas no fundo do suporte e não empilhadas em cima de encomendas de menor densidade. No entanto, esta regra de senso comum não é rigorosamente respeitada. Algumas vezes, os pallets podem ser organizados à medida que as encomendas são recebidas.

A terceira é a capacidade de empilhamento apropriada das paletes, seja num caminhão ou num contêiner. Da mesma forma que as encomendas, os pallets mais pesados devem ser posicionados na parte inferior. Mas, para isso, os profissionais responsáveis devem conhecer o conteúdo e o peso do palete, bem como a sua capacidade de empilhamento. Uma quarta opção consiste em otimizar o posicionamento do palete no camião em função do seu peso, a fim de respeitar as restrições de carga máxima por eixo.

Por fim, a otimização também pode ser alcançada através da utilização de reboques equipados com vigas que criam um segundo nível e maximizam a utilização do volume disponível.

A tendência é de escassez de recursos e aumento de preços. Há uma escassez aproximada de 400.000 motoristas de veículos pesados na Europa, com uma tendência de agravamento, sendo a faixa dos 50 aos 57 anos a maior na pirâmide etária da profissão. Ainda que soluções estejam sendo implantadas para tentar melhorar esta situação – como a feminização da profissão, o aproveitamento de imigrantes qualificados, a melhoria das condições de trabalho, o aumento dos salários, entre outros – a longo prazo, o problema permanece estrutural. Além disso, para garantir as suas capacidades de transporte e entrega, os embarcadores terão que:

SOFTWARES PARA FACILITAR A OTIMIZAÇÃO DO CARREGAMENTO DOS VEÍCULOS

Atualmente, estas ferramentas são mais fáceis de implementar, uma vez que existem no mercado vários tipos de softwares simples para otimizar o carregamento. Assim, o veículo ainda nem se deslocou e já se tornou mais produtivo!

CARREGAMENTO A GRANEL OU UTILIZAÇÃO DE CAMINHÕES DE DOIS ANDARES?

Alguns comerciantes chegam ao ponto de carregar a granel para maximizar o enchimento, como tem sido historicamente praticado nos EUA, onde as distâncias de transporte são mais longas. Alguns setores utilizam também veículos de dois andares. Estes oferecem uma área útil 60% superior à de um veículo convencional. No entanto, são mais caros e requerem instalações especiais de carga/descarga.

 

PARTE 1 – EMBARCADORES, DIGITALIZEM SEUS TRANSPORTES!

PARTE 2 – EMBARCADORES, PROTEJAM SUAS CAPACIDADES DE TRANSPORTE!

 

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